Monday, March 19, 2007

Alimente esta ideia

O Banco Alimentar do Algarve está finalmente constituído e com data marcada para a primeira recolha de alimentos (4 e 5 de Maio). Até lá, ainda muito há que fazer, nomeadamente recrutar voluntários para trabalhar em diversas áreas: supermercados, armazém, esccritório, etc
Se fores do Algarve (de Sotavento a Barlavento) e estiveres interessado/a envia um e-mail para
ba.algarve@bancoalimentar.pt e/
ou aparece no Campus de Ciências da Saúde, no dia 31 de Março, pelas 15 horas para uma sessão de esclarecimento onde te poderás voluntariar.
Aparece: Não dói! É gratuito! E ainda te dizem OBRIGADO!

E para onde vai essa ajuda, perguntam vocês? A verdade é que escondida por detrás dos grandes condomínios e do glamour turístico desta região do país, ainda existe muita fome e precaridade e estima-se que existam na região mais de dez mil famílias com graves carências económicas. Uma situação que será aliviada a partir de 15 de Abril, quando forem inauguradas, em Faro, as primeiras instalações do Banco Alimentar contra a Fome. Esta instituição particular de solidariedade social irá apoiar mais de 2500 famílias dos concelhos de Faro, Loulé, Albufeira, Silves, Lagoa e Portimão. O primeiro passo para o início da actividade foi dado ontem com a assinatura do contrato de utilização da marca entre a Federação dos Bancos Alimentares de Portugal, presidida por Isabel Jonet, e a Associação Pró-Partilha e Inserção do Algarve, liderada pelo ex-reitor da Universidade local, Adriano Pimpão.

Segundo Isabel Jonet, de acordo com o levantamento das necessidades mais prementes efectuado pelas 22 instituições particulares de solidariedade social do Algarve que já aderiram ao projecto, nomeadamente as Misericórdias, Cruz Vermelha, Caritas ou a Fundação António Silva Leal, entre outras, vão ser distribuídas diariamente refeições já confeccionadas a 1214 pessoas e distribuídos cabazes de alimentos a 1330 famílias, com 410 crianças."Tal como acontece com os restantes 11 bancos alimentares contra a fome existentes em Portugal, as pessoas ou famílias que necessitem de ajuda alimentar deverão dirigir- -se às instituições concelhias, que prestarão o devido apoio depois de realizada a necessária avaliação da situação desses cidadãos, nacionais ou estrangeiros", esclareceu aquela responsável. Aos concelhos onde o projecto arranca, juntar-se-ão numa segunda fase, os de Tavira e Olhão. Dentro de um ano, todo o Algarve deverá estar coberto pelo Banco Alimentar contra a Fome.

Telefones: 213 649 655 ou 919 000 263

1 comment:

Anonymous said...

Muito bonito sim senhora. Assim é que é, a divulgar coisas que realmente fazem a diferença.
Ass. Um fã :)