Wednesday, March 14, 2007

Actualização das rendas em Lisboa e Porto

Depois de 60 anos sem actualizações e um ano após a publicação da Lei das Rendas em Diário da República, vai finalmente avançar o necessário e contorverso Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU).
A subida das rendas bloqueadas por falta de avaliação das casas arrancaram nas duas maiores cidades do país. As câmaras de Lisboa e Porto já têm 551 rendas em processo de actualização.Até há duas semanas, apenas três dos 20 mil contratos de arrendamento antigos que o Governo pretende actualizar este ano tinham sido revistos. A lista de espera com mais de 500 imóveis deve-se ao sorteio de técnicos feito a 9 de Março pela Câmara de Lisboa.

As vistorias servirão para determinar o estado de conservação dos imóveis. Consoante o veredicto os senhorios poderão actualizar as rendas de imediato ou terão de realizar obras de reabilitação. As inspecções terão lugar em 39 freguesias da capital. Na Invicta, os pedidos de vistoria não chegam à meia centena.

São 31 os processos ditados por cinco sorteios realizados entre 30 de Janeiro e 9 de Março. Lordelo do Ouro, Paranhos e Ramalde são as freguesias apuradas.Em Portugal, existem cerca de 390 mil contratos de arrendamento antigos, 23196 só em Lisboa. No site do NRAU pode consultar toda a informação disponível sobre o processo de actualização de rendas.

1 comment:

Anonymous said...

Thanks for writing this.